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sexta-feira, 29 de maio de 2009



Narrativas sobre a arte de educar Conhecendo a entrevistada...

Maria Conceição Coordenadora da Escola de 1º grau Brigadeiro Eduardo Gomes



PROJETO: ESTUDOS BIOGRÁFICOS E DOCÊNCIA: NARRATIVA SOBRE A ARTE DE EDUCAR
1-MOTIVAÇÕES INTRINSECAS E EXTRISECAS DE SER PROFESSOR (A)
a. O que o (a) levou a escolher a profissão de professor (a)?
Acreditar no potencial das pessoas e no poder de transformação do conhecimento, sabendo que ele pode provocar mudanças essenciais no ser humano.
b. O que significa ser professor (a)?
Descobrir sempre novos horizontes pelo olhar do aluno, acreditando no seu potencial.
c. Como era a ESCOLA na década de 70?
A escola adotava a educação tecnicista. As aulas eram expositivas, o professor era respeitado.
Comentário
No modelo da escola tecnicista nem o professor nem o aluno eram valorizados. O primeiro era um mero especialista na aplicação de manuais, e o segundo o individuo que reage apenas a estímulos. Valorizava-se a tecnologia, isso trouxe muitas conseqüências, pois criou-se a falsa idéia de que aprender não é algo natural do ser humano, mas, que depende exclusivamente de especialistas e de técnicas.
2-VIDA ACADÊMICA
a. Sobre a ludicidade: Como foi sua vivencia na universidade?
Tive uma vivência boa. A partir da aquisição dos conhecimentos adquiridos sobre ludicidade dentro da universidade, foi possível empregá-los em minha atuação em sala de aula
3-AÇÃO PROFISSIONAL
a. Você teria alguma critica a fazer sobre a presença da ludicidade em sua vida profissional?Pude adquiri conhecimento e maturidade na vida profissional, podendo desenvolver melhor o trabalho empregando, assim, a teoria aprendida no fazer pedagógico em sala de aula.
b. Como você encarava a ludicidade na educação? Dá para contar alguma experiência?
Sempre achei importante. O jogo faz parte da vida de uma criança e além de auxilia em seu desenvolvimento, como as brincadeiras de faz de conta.
Comentário
Segundo Tisuko”...O faz de conta permite não só a entrada no imaginário, mas, a expressão de regras implícitas que se materializam nos temas das brincadeiras (...) Ao brincar de faz de conta a criança está aprendendo a criar símbolos. Elemento esse, que garante a racionalidade do ser humano.
c. Se você tivesse de um baú da educação e conseguisse abri-lo, o que você faria?
Modificaria muita coisa. Exemplo: preparava bem os profissionais de alfabetização para que eles conhecessem a criança como um ser em desenvolvimento que precisa de atenção, carinho e respeito.
d. Para você, qual o papel do professor frente às tecnologias de informação e comunicação?
É importante o professor saber trabalhar com esse tipo de tecnologia trazendo-as a seu favor, motivando assim, o aluno a participar com mais interesse em sala de aula, já que atualmente as crianças vivem em constante interação com elas.
Comentário
O professor deve estar interligado às tecnologias de informação e comunicação não só para acompanhar o ritmo tecnológico, mas também, para trazer para a sala de aula e utilizar a seu favor, problematizando com os alunos e mostrando quais os benefícios e maléficos que esse tipo de tecnologia pode causar a sociedade.
e. Expresse através de três palavras o sentimento de ser educador (a).
Estudo
Entusiasmo
Responsabilidade
Curiosidade
Na década de 70, a Seleção Brasileira de Futebol conquistava o Tricampeonato Mundial de Futebol, e o regime autoritário utilizou o esporte como propaganda. O governo militar investiu na educação física principalmente com o objetivo de formar um exército composto por jovens sadios e fortes. Para isso, foi criado o chamado "modelo piramidal", de que a educação física escolar seria a base. A escola seria o "celeiro de novos talentos". A maior meta desse modelo era projetar cada vez mais a imagem do país através do desempenho dos seus atletas. Por isso, as aulas de educação física da época começaram a contemplar o aluno mais habilidoso em detrimento dos demais. Como o Brasil não se tornou uma potência olímpica conforme se pretendia, esse modelo faliu.
Referências
• Aranha, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 3º edição, revista e ampliada, 2006.• Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogos infantis. 1º edição, editora Vozes•
http://www.centrorefeducacional.com.br/educge.html

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